Leia com atenção!
Esse curso é gratuito e após o término da leitura, se tiver interesse em adquirir a sua credencial para exercer sua função,entre em contato pelo whatsapp: (47) 9 89177126
Introdução:
Capelania é um serviço voluntário, onde se presta assistência espiritual, emocional e social ou seja; amor na prática (Evangelho de JESUS).
Todavia quando ela é realizada com base nos princípios fundamentais adequados, certamente produzirá uma série de resultados que atendem aos interesses do reino de Deus e das instituições que lhe abrem as portas. Em Mt 25.35,36 deixa claro que a visita hospitalar, prisional e o auxílio aos necessitados em outras áreas da capelania são atividades aprazível a Deus e que esse se estende como sendo ele mesmo o alvo de tais ações e deixa explícito, inclusive que o amor ao próximo demonstrado no serviço de capelania é o que se espera daqueles que foram alcançados pela salvação divina. Por isso, antes de começarmos é necessário que todo candidato ao serviço da capelania saiba que Deus conta com você para ser um instrumento de bênçãos e transformação para vida de pessoas, levando esperança enquanto houver vida e que tenha a motivação correta e entenda que todo serviço realizado deve ser para a glória de Deus, desde o serviço mais simples ao mais complexo. Ser capelão é deixar o título de honra para se doar e fazer aquilo que JESUS nos ensinou ao dizer: Não vim para ser servido, mas vim para servir (MT 20:28)
Perfil do Capelão
As características que um capelão deve possuir é ter a capacidade de exercer o dom da misericórdia, saber servir, saber ouvir, ser compreensivo, saber respeitar e conviver com o diferente sem ser preconceituoso ou religioso, não ser denominacionalista e saber atentar para a necessidade do próximo e da instituição onde atua. É importante também lembrar que antes de amar o próximo é necessário amar a si mesmo e se preparar para exercer um trabalho de excelência a Deus. Sabemos que para todo tipo de trabalho, exige preparo e capacitação e para tal serviço, a necessidade é ainda maior; isso porque o capelão também é ser humano com suas necessidades e limitações. É importante que o capelão tenha maturidade, equilíbrio e sabedoria para lidar com as mais diversas situações das quais ele irá se deparar e não deve colocar tudo a perder, mas sim obter êxito em sua missão. Deve ter consciência também que haverá momentos em que se sentirá sozinho, triste, abandonado, injustiçado, não reconhecido, desvalorizado, desmotivado, perseguido e em outros momentos sentirá medo e muito mais, mas jamais deve perder a fé e quando sentir necessidade, deve reconhecer e procurar ajuda para manter se de pé,firme e constante!
Principios Gerais da Capelania
O serviço da capelania é voltado para um segmento social específico e/ou para uma instituição específica. O fundamento histórico mostra-nos que o serviço de capelania nasceu e se desenvolveu com a prática de se mobilizar sacerdotes de locais típicos de culto (templo, igreja etc) para prestar seus ofícios em locais em que grupos específicos, com características e necessidades peculiares, careciam dessa assistência; hospitais e presídios foram os primeiros a demandar esse serviço. Diante disso, fica claro que o serviço de capelania é caracterizado pela atenção a um segmento social específico e que difere do trabalho de uma igreja, pois o trabalho de capelania implica necessariamente que o ministro religioso vá ao encontro do assistido, não o inverso.
Sendo assim, podemos afirmar que o serviço de capelania é exercido em um campo específico, com um grupo de pessoas com necessidades afins. Portanto, podemos dizer que todo capelão tem o sobrenome do campo em que ele atua por exemplo: Capelão militar, Capelão escolar, Capelão hospitalar, entre outros. Nessa capacitação de hoje vocês conhecerão diversas áreas da capelania e poderão exercer em todas elas, porém para que você exerça um trabalho específico e de excelência a Deus, é importante que você identifique a área ou público que mais lhe agrade e deseja atuar. Vejamos agora as áreas de atuação:
1-Capelania Militar
É Conhecida como a capelania mãe de todas as demais capelanias. A finalidade em prestar assistência religiosa e espiritual aos militares dentro das instituições cabe somente ao capelão militar concursado (a menos que um capelão voluntário apresente um projeto e ele seja aprovado para exercer esta função, de acordo com a necessidade da região), pois ele foi designado ao cargo. Todavia, o capelão voluntário pode ser um auxiliador, dando assistência e orientação aos militares fora da corporação e aos seus familiares que possuem dificuldades, medos,dúvidas, além do temor pela vida deles. A capelania militar voluntária pode ser a mão amiga que oferece ajuda a esse público específico e seus familiares em geral.
2- Capelania Ambiental ou Ecológica
A capelania ecológica ou sustentável consiste em guiar o capelão de maneira que ele possa desenvolver uma consciência responsável para a preservação dos recursos naturais e do meio ambiente, desde a fauna ea flora, passando pelo ciclo natural da vida ecológica, até o habitat natural das espécies. Nas regiões rurais e também urbanas, muitas tarefas devem ser lideradas pelo capelão no cenário da ecologia. Desde pequenos gestos, como a simples orientação às pessoas sobre a importância da preservação da vida vegetal e animal, até situações mais complexas, como o resgate de animais, plantio de árvores e o uso consciente de meios para não poluir o ambiente em que vivemos. Realizar todo e qualquer tipo de campanhas de plantio de árvores, palestras sobre reciclagem de lixo, higienização de praias, praças, locais públicos, entre outros assuntos necessários e importantes sobre o meio ambiente.
3-Capelania Empresarial
Abra sua Bíblia em 1 Timóteo 5:18 A capelania empresarial, como o próprio nome sugere, define-se pela atuação do capelão nos centros comerciais, independentemente de serem grandes, médias ou pequenas empresas. Seu objetivo não se limita somente em transmitir a palavra do Senhor nos ambientes de trabalho, mas também fornecer aconselhamentos espirituais aos trabalhadores para reavivar sua moral na luta contra os problemas do dia-a-dia. É sabido que o mundo dos negócios possui uma agenda súbita, podendo gerar aos empregados: ânimos alterados, estresse, insônia, ansiedade, síndrome do pânico e outros males. Especialmente no Brasil, grande parte da população também sente de perto as consequências dos altos impostos e baixos salários, que por sua vez acaba acarretando no desânimo generalizado, perda da esperança e exaustão da rotina. Aos empresários, o atraso dos salários, a preocupação com seus pagamentos e com a sobrevivência de seu negócio, gera uma asfixia mental e muitas das vezes, um bloqueio espiritual, abalando sua fé em Deus.
4-Capelania Operária (Industrias,Fábricas)
As ações do capelão nessa área de atuação deverão ser preferencialmente agendadas, visto que os trabalhadores não podem ser prejudicados, por terem carga horária a cumprir. o mesmo deve ser calmo e educado, estar bem apresentado, dirigir-se ao responsável pelo local e oferecer seu trabalho voluntário de ajuda a todos sempre respeitando as regras e seus horários. Pode sugerir grupos ou momentos de oração em horários de pausa, ler a palavra e ouvir as pessoas entre outros auxílios como na área espiritual ou social. O capelão precisa, com sua sabedoria e fé em Cristo, acalmar o coração dessas pessoas, buscando na palavra o alento e o guia necessário para erradicar sentimentos infrutíferos e até mesmo malignos. A Palavra de Deus é importante, não somente para existir um alicerce que sustenta o indivíduo em momentos de dificuldades e conflitos, mas também para disseminar o amor, a calma e objetivar melhor suas funções como ser humano em todas as áreas da sua vida.
5-Capelania Escolar
Esta Capelania visa trabalhar em ambiente escolar.Essa área possui um público alvo variado e diferenciado, que parte desde os alunos e seus familiares (ou responsáveis diretos), passando pelos colaboradores do corpo docente e administrativo, até chegar na direção de ensino ou reitoria. Todos os que se envolvem ou são envolvidos no processo educativo e que estejam passando por conflitos nas esferas pessoal e familiar, podem ser assistidos pelo capelão escolar. Muitos professores e diretores, por exaustão em coordenar, direcionar e ensinar aos alunos, sofrem de fadiga, tanto emocional quanto espiritual entre outros problemas como familiar,profissional ou financeiro. Cabe ao capelão realizar um projeto com objetivos bem claros do que pretende oferecer através desse trabalho voluntário trazendo soluções, ajuda e apoio a esses grupo específico. Defina bem suas ideias e elabore um plano de ação que contenha um planejamento, equipe e estratégias bem detalhadas.
6-Capelania Universitária
A capelania universitária é um serviço que oferece assistência espiritual e orientação aos estudantes, professores e funcionários de uma instituição de ensino superior. A capelania universitária tem como objetivo: Auxiliar os estudantes em suas necessidades espirituais Transmitir valores construtivos e encorajamento Oferecer oportunidades de reflexão e aplicação de princípios ético-cristãos Proporcionar convivência harmoniosa e pacífica Encorajar os estudantes a prosseguir com os estudos A capelania universitária pode realizar eventos como celebrações, cultos, palestras e cerimônias.
7-Capelania Esportiva
A Capelania esportiva consiste em acompanhar, ajudar, dar apoio, ouvir e orientar atletas em todas as modalidades. Essa assistência é fundamental, pois a maioria faz do seu esporte sua forma de sustento e sobrepõe todas suas expectativas e esperanças em seu desempenho, para poder retirar a si mesmo e sua família da falta de recursos. Normalmente passam por cobranças, muitas das vezes por escassez de patrocínios e ambientes de treino, fora a pressão de vencer e ser reconhecido pelo público ou mídia. O capelão deve, sobretudo, acolher os sentimentos de esperança que o esportista possui e fazê-lo sentir-se no caminho certo, orar por ele e sua família juntamente com o pedido a Deus para proporcionar o cuidado necessário com sua saúde. Esse capelao também pode desenvolver esse trabalho voluntário de escuta e apoio espiritual em academias onde vemos uma grande necessidade de pessoas buscando preencher uma falta,um vazio ou buscando por sua melhor versão!
8-Capelania Familiar
A capelania familiar abrange o aconselhamento,ajuda e apoio não apenas espiritual às famílias e aos casais que pretendem formá-las (estando em crise ou não), mediante a orientação e fundamentação na Palavra de Deus e nos conceitos pré-estabelecidos sobre a instituição do lar. E necessário que esse capelao seja exemplo em tudo e tenha experiência e de preferência que tenha bagagem e propriedade para tratar alguns assuntos graves e até polêmicos, podendo atender na igreja local ou lares.A orientação conjugal ou familiar pode ser feita em grupo, dupla ou individualmente, dependendo da situação familiar. Caso aquela família auxiliada esteja em briga, o recomendado é fornecer assistência individual, para acalmar os ânimos e somente depois, uma reunião familiar é proposta. Deve ser mostrada a importância do lar e do temor a Deus, a honra ao pai e a mãe, a compaixão com o irmão e o amor ao cônjuge. Orar e pedir ao Senhor força e plenitude à família do(s) auxiliado(s); 2. O capelão necessita avaliar cada situação e caso especifico, para poder fazer suas orientações embasadas nos relatos de que ele tomou conhecimento. Ouvir as partes interessadas no assunto com cautela e não tomar partidos em quaisquer que sejam os problemas. Em casos de violência doméstica, o capelão precisa auxiliar espiritualmente o(a) agressor(a) para erradicar esse comportamento, mas caso o problema seja recorrente, não se deve entrar em atritos, pois é aconselhado procurar as autoridades competentes no assunto e formalizar uma denúncia; nem que seja anônima!
9-Capelania Infantil
Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.Provérbios 22:6 A capelania infantil tem como embasamento apresentar às crianças, a palavra de Deus, buscando também mostrar de forma interativa e comunicativa que há um Deus que os ama e cuida.O capelão precisa ter habilidade com crianças e acima de tudo, paciência. Capelães voluntários mais capacitados para trabalhar nesta área são aqueles que tem um carisma natural para lidar com os pequeninos. Eles necessitam de amor, conforto, ensinamentos, respeito, esperança, iniciação na palavra de Deus e na fé, lazer e aprendizagem através da inserção de valores socioeducativos. A criança é transparente na sua sinceridade e humildade, e não é difícil para ela confessar se fez algo de errado. Portanto, deve ser feito um encorajamento para que os pais orientem as crianças a contarem sempre tudo (e não somente na base de ameaças e punições). Nessa fase, é muito necessário que, junto aos pais, os capelães também ensinem os valores corretos, a diferença entre o certo e o errado, esclareçam o que é o pecado e o como os menores devem se prevenir dos males do mundo. Crianças adoram lazer, diversão e arte. Buscar formas de entretenimento, aulinhas de música, escolinhas, clubinhos, materiais educativos (como Bíblia júnior), filmes, gincanas, livros de colorir, jogos de tabuleiro ou virtuais que tenham como ideia central o conteúdo bíblico são a melhor maneira de ensinar sem que as deixem ansiosas com a vontade de voltarem para casa.
10-Capelania Politica e Estatal
A capelania estatal trabalha com foco na admissão do seu projeto em qualquer órgão público, seja ele: municipal, estadual, distrital ou federal. Os objetivos principais desta área são a busca de recursos, patrocínios, subsídios ou quaisquer meios de ajuda do setor estatal (e seus órgãos públicos) para a capelania e seus trabalhos sociais. Já a capelania política tem como base tanto o conhecimento geral do capelão no setor (história, conceitos sobre a sociedade, ciência política e fundamentos de sociologia), quanto às relações interpessoais ligadas a esta área, além dos métodos de comportamento sugeridos ao capelão referente ao tratamento com essas pessoas e deve oferecer assistência e apoio espiritual em órgãos públicos.
11-Capelania Resgate ou Primeiros Socorros
A capelania de primeiros socorros estuda a melhor maneira de intervir no momento de um acidente para salvar uma vida e/ou evitar uma enfermidade, adicionando também a prática de prevenção própria no local do acidente. É necessário ter conhecimentos básicos de como atuar em situações de emergência e saber intervir no momento do acidente. Esta atuação é limitada e temporária porque o capelão socorrista intervém graças a seus conhecimentos, à sua técnica e, na maior parte das vezes, dispõe apenas de material improvisado. Sua ação termina quando o especialista intervém. Um socorrista sabe como efetuar os primeiros socorros com eficácia a quem deles necessite, bem como evitar o agravamento do estado da vítima. Lembremos que esta atuação somente deverá ser feita por um capelão caso não haja um profissional especializado no local.
12-Capelania Virtual
Nos tempos de hoje, com o avanço da tecnologia, seria um erro ignorar esta modalidade de alto potencial no objetivo de servir e ajudar pessoas. Muitas vezes,essa área da capelania pode ser exercidos sem ao menos sair de sua casa. Nas redes sociais, desenvolvendo um trabalho de ajuda e apoio àqueles que necessitam,sabendo utilizar de maneira sábia como uma ferramenta de bênçãos para a glória de Deus. Com o único intuito de promover e exaltar a Deus. Não no intuito de buscar fama, pois não é esta a intenção da nossa capelania, mas sim, de passar a confiança necessária para o público em geral; tendo o cuidado, a cautela e a vigilância em exercer esta função. Ex: Auxiliar a capelania infantil e familiar na informação e prevenção de crianças e adolescentes a divulgarem seus perfis e vida pessoal na internet; Produzir materiais de ajuda e informativos, além de vídeos, que possam auxiliar outras áreas da capelania; Promover a inclusão digital em áreas carentes de informação e prestar assistência e apoio a internautas quando houver necessidade nas redes sociais.
13-Capelania Social
Quem é generoso será abençoado, pois reparte o seu pão com o pobre. Provérbios 22:9 A capelania social faz o planejamento de forma voluntária na execução de ações públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade. Ele trabalha com questões como exclusão social, acompanhando, analisando e propondo ações para melhorar as condições de vida das pessoas necessitadas. O capelão social tem como base a criação voluntária de campanhas de alimentação, educação e recreação, além de também implantar projetos voltados ao saneamento básico e à melhora da qualidade habitacional. Promove campanhas sociais como a coleta de alimentos não perecíveis, roupas e agasalhos, itens de higiene, cestas básicas, alimentação comunitária (ex.: sopão e bandejão), torneios recreativos para crianças e adolescentes de comunidades carentes, etc. Essas campanhas terão como objetivo ajudar as pessoas necessitadas e indigentes.
14-Capelania Pós Desastre ou Catástrofes
Atua com grupos que estejam vivenciando consequências de desastres naturais ou de outra ordem, geralmente integrando uma rede de parcerias composta por órgãos públicos, empresas privadas, ONGs, igrejas e instituições paraclesiásticas. Seu objetivo é levar o conforto divino e fortalecer os assistidos para a superação de sua condição por meio da fé, da esperança e da busca de alternativas propiciadoras da reconstrução de suas vidas. Numa escala mais ampla, atua também no levantamento de ajuda humanitária e na mobilização da comunidade afetada para tomada de atitudes que visem á solução dos problemas enfrentados.
15-Capelania Hospitalar
A capelania hospitalar tem em sua síntese o amor pela vida e pelo ato de doar-se na assistência espiritual, social e emocional aos enfermos, que se encontram nas unidades de saúde (hospitais, ambulatórios, postos de saúde, enfermarias, etc). Através das visitações, os capelães buscam oferecer o conforto e a paz que a palavra de Deus proporciona, onde muitas das vezes nos momentos finais de vida de uma pessoa é tudo o que ela precisa ouvir. Além das unidades de saúde, o ato de boa-fé em abrigar ou cuidar de um enfermo que está incapacitado,como tambem oferecer aconselhamento espiritual aos profissionais da saúde e médicos, além da oração em pedido da bênção do Senhor a estes, faz da capelania hospitalar uma das principais áreas da capelania (e a que mais necessita do apoio de capelães em outras áreas, como veremos a seguir) e onde é desenvolvida a sensibilidade das pessoas que lidam muito de perto com a vida e morte.
16-Capelania Prisional
A capelania carcerária tem como escopo o conforto dos corações daqueles que estão privados de sua liberdade física e necessitam de libertação espiritual. Os condenados são rejeitados pela sociedade por conta de seus crimes. Entretanto, os capelães intervêm e se compadecem dessa condição, como é dito na Bíblia: Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo. Hebreus 13:3 A maior missão da capelania é levar a palavra que liberta, para que eles possam ter a plena salvação do Senhor em suas vidas, não importando a condição em que se encontra aquela pessoa (ou o seu delito cometido). A importância dessa atitude se reflete na forma com que o cativo terá sua vida modificada pela palavra de Deus, pois Ele também estará nos guiando nesta etapa. Encaminhar essa ação de boa-fé ao enclausurado, terá o reconhecimento do Senhor, como mostra o versículo abaixo: O Rei responderá: 'Digo a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’. Mateus 25:40
17-Capelania Estrangeira
Essa área da capelania abrange o trabalho com imigrantes de diferentes etnias, tipo capelania africana ou ucraniana. Os capelães atuantes na área desenvolvem trabalhos com um grupo específicos e realiza encontros e reuniões para dar apoio espiritual, emocional e social e prestar assistência em orientação e aconselhamentos entre outros.
18-Capelania Domiciliar
Realiza visita a enfermos domiciliar e a todos da família que necessitam. Dicas para a visitação: Agendar a visita com a família do enfermo, organizar uma equipe com 2 ou 3 pessoas, preparar se espiritualmente, verificar com a família se pode levar algo para comer observando gosto ou restrição e confirmar no dia sua visitação. Identificar se com clareza,pedir permissão para entrar, higienizar as mãos,observar o semblante,emoções, necessidades ambiente e condições do local sem críticas e julgamentos. Servir, ouvir, cuidar, orar, ler a palavra. Após a visita, anotar observações, levar as necessidades a liderança, igreja e outros capelães que possam ajudar , avaliar a continuidade do cuidado ao enfermo e a família e programar retorno aquela casa enquanto houver necessidades.
19-Capelania Portuária
Atua nos portos mercantes. Seu público alvo é formado pelos tripulantes e passageiros, caso se trate de navio de transporte de passageiros. O objetivo da capelania portuária é trabalhar em função do bem-estar material, moral e espiritual dos marinheiros, onde quer que se encontrem, independentemente de sua nacionalidade, religião, raça e fatores culturais. Visa ajudá-los a lidar com a solidão, o estresse, a angústia, a ausência da família, baixos salários, trabalho duro, o medo, entre outras situações. A atuação da capelania portuária inclui as seguintes atividades: transportes e passeios gratuitos, viabilização de contato dos marinheiros com suas famílias, com serviços de internet, apoio no cuidado com a saúde, atividades de lazer, estudo bíblico, evangelização e oração.
20-Capelania Fúnebre
Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados. (Mateus 5:4 ) A capelania fúnebre engloba a orientação em fornecer assistência religiosa aos enlutados como ato de complacência. Todo capelão deve ser solícito e procurar ajudar a família com respeito e amor, tanto nos momentos do sepultamento quanto na oração para Deus receber em sua graça e misericórdia. Os capelães precisam estar preparados para trabalhar na fase do luto, tentando buscar, em sua sabedoria e na do Senhor, a forma mais adequada de tratar o sentimento de perda. Podem ocorrer enfraquecimentos na fé dos parentes e amigos, além da transferência de culpa para Deus ou para outras pessoas, por isso se faz necessário buscar na Bíblia os trechos mais precisos onde demonstram a morte como processo natural, e que, muitas das vezes, algumas respostas não se encontram na busca pelo sentido da vida, mas sim, que os acontecimentos estão nos planos d’Ele. Você encontra na Amazon o Manual de Capelania Fúnebre com mais dicas para exercer nesta área.
21- Capelania do Menor
A capelania do menor trabalha com adolescentes que estão em ambiente familiar, casa de detenção, conselho tutelar ou nas ruas!
22-Capelania Feminina
A capelania feminina abrange mulheres marginalizadas como ex detentas, maes solo, gestantes abandonas e sem apoio, viuvas, profissionais do sexo, desempregadas e vitimas de violencia familiar. Projetos e oficinas devem ser criadas para dar apoio, assistência e todo tipo de ajuda social, espiritual, psicológico, emocional e profissional.
23-Capelania Povos de Rua
Pessoas individuais ou famílias moradores de ruas são assistidas, acompanhadas e recebem todo apoio possível dos capelães que se identificam com esse público específico.
24-Capelania Melhor Idade 60+
O trabalho pode ser realizado em asilos ou lares com o público acima de 60 anos (homens e mulheres) realizando encontros para realização de eventos de lazer, acolhimento, escuta, orações entre outros.
25-Capenia Centro de Recuperação
sta área da capelania visa desenvolver trabalho de ajuda e apoio espiritual, emocional e social em casas de recuperação de álcool ou drogas!
26-Capelania ao Órfão
Essa capelania realiza trabalho em orfanatos ou fora dele, e presta assistência a órfãos por falta de paternidade ou maternidade em suas necessidades emocionais,espirituais e sociais independente da idade.
27-Capelania Indígena
Essa capelania desenvolve um trabalho com um povo específico e pode ser uma forma de atender às necessidades espirituais dos povos indígenas, permitindo que eles ressignifiquem suas experiências e encontrem sentido existencial e tenham conhecimento da palavra de Deus.
28-Capelania Povos Ribeirinhos
A capelania é reconhecida como uma forma de cuidado holístico que promove o bem-estar físico, emocional, social e espiritual dos indivíduos, contribuindo para uma sociedade mais compassiva e inclusiva e com isso deve ser levada a todos que podemos alcançar mesmo em lugares distantes e com difíceis acessos para servir a todos que necessitam, prestando assistência nas mais diversas necessidades. O cuidado holístico é uma abordagem que considera o ser humano como um todo, integrando os aspectos físicos, mentais, emocionais e espirituais. O objetivo é promover o equilíbrio e a saúde geral, entendendo que esses aspectos estão interligados.
29-Capelania Comunitária
A finalidade desta capelania e implantar um projeto onde a igreja local está inserida. E sair de quatro paredes e ir ao encontro das necessidades das pessoas daquele bairro, localidade ou região. E para isso é necessário conhecer quantos moradores, casas e famílias residem naquele local. Quantos, quais e quem são os mais necessitados. Esse trabalho nao e aquele apenas de visitas, evangelismos, convites ou distribuição de panfletos ou apenas um dia de ação social ou distribuição de cestas. Essa capelania oferece a comunidade não apenas apoio social, espiritual, como também realiza terapia ocupacional através de oficinas, fabricação de artesanatos, aulas de músicas, cursos profissionalizantes entre outros. Realiza casamentos comunitários, auxilia em questões de documentações e serve como um elo entre desempregados e empresas e outras questões particulares. Pode também realizar parcerias com profissionais voluntários para prestar serviços em suas funções como advogados, terapeutas, psicólogos entre tantos.
O objetivo desta capelania e ser conhecido como capelão e se tornar referência em sua comunidade e para isso e necessário conversar, interagir, criar vínculos, ter amizades e ganhar a confiança de todos e isso difere de apenas fazer eventos que só trazem pessoas de outros bairros e igrejas para um momento especial. Lembre se que o assunto a ser tratado neste trabalho não deve ser sobre religião, igreja, nem fazer desse momento uma oportunidade para pregar ou fazer convites! Mostre Jesus através de sua vida servindo em suas ações.
Agora chegou a hora de você decidir com que área você se identificou e em qual delas deseja atuar.
Crie o rascunho de um projeto ou monte um plano de ação para apresentar como seu trabalho de conclusão do seu curso e envie para o email: daniellecustodiooficial@gmail.com com o tema: TCC CAPELANIA INTERNACIONAL
A seguir, está os links dos diversos temas da capelania para que você possa se aperfeiçoar ainda mais e utilizar essas ferramentas para seu desenvolvimento e crescimento ministerial.
CAPELANIA INTERNACIONAL
https://loja.uiclap.com/titulo/ua137885/
CAPELANIA ESCOLAR
https://loja.uiclap.com/titulo/ua137896/
CAPELANIA HOSPITALAR
https://loja.uiclap.com/titulo/ua137924/
CAPELANIA FUNÉBRE
https://loja.uiclap.com/titulo/ua137904/
MENTE RENOVADA,VIDAS TRANSFORMADAS
https://loja.uiclap.com/titulo/ua137676/
LANÇAMENTO 2025
CURADOS PARA CURAR OU REMENDADOS PARA REMEMDAR
https://loja.uiclap.com/titulo/ua137671/
Conheça outros temas e adquira.
Indique o site e nossos cursos!